sábado, 3 de julho de 2010

TEMPOS DE REPÚBLICA - 5

clique sobre a foto para ampliá-la
Essa foto e a que segue abaixo, a nós encaminhadas em gesto generoso do colega João Armbrust Neto, já foram publicadas neste blogue (veja esta postagem e esta também) no final do ano passado; nos textos que as acompanhavam, pedíamos informações sobre as circunstâncias em que essas imagens teriam sido captadas.

Pois bem. Agora o nosso colega José Renato Sampaio Tosello traz-nos esclarecimentos sobre elas, em gentil mensagem que transcrevemos em seguida:
_______________

Talvez esta seja a única foto [a imagem acima] que estão todos integrantes XX turma da nossa república (haviam + 4 integrantes da XXIII turma que não estão na foto) + a nossa querida DONA, que cuidou de todos nós e dos visitantes diários, que não eram poucos com muito carinho.

República esta que não era somente nossa, mas de toda classe.

Todos jovens alegres e com muitas ambições.

Morávamos em 10, com apenas 8 camas, devido aos inúmeros plantões tudo se acomodava.

Saudades de todos, que tem aumentado nos últimos tempos devido ao espetacular trabalho da comissão organizadora.


clique sobre a foto para ampliá-la

Nesta foto mais uma reunião festiva, que estamos todos reunidos, mas uma festa que deve ter sido a melhor de todas e eu não participei, foi no final do sexto ano, eu já era casado, e morava em São Paulo.

Descreverei como ocorreu esta festa.

Nós estávamos atrasados com o aluguel do apto ao redor de 10 meses, os endossantes do aluguel eram meu pai e o pai do João Armbrust, como a república estava p/ ser desfeita eu e o João conseguimos com muito sacrifício que todos pagassem, este dinheiro como de costume ficava dentro de um caderno na escrivaninha da entrada da república, na primeira gaveta, lembrar que a nossa república, nunca houve chave na porta de entrada, e quem sempre fez a contabilidade foi o Ambrósio, era comum na época o empréstimo para os integrantes da república, o dinheiro sempre ficava no caderno a disposição de todos, claro quando havia o dinheiro, e sempre este controle era com o Ambrózio.

Em uma boa noitada o João e o Afonso resolveram fazer uma festa de despedida p/ toda a faculdade, como não havia dinheiro p/ as compras, resolveram usar os 10 meses de aluguel, não sei o quanto representava na época, mas não deveria ser muito pouco.

Quando cheguei do hospital p/ o almoço a festa já estava organizada, com as compras na sala e cozinha e não era pouco, até hoje me arrependo de não ter participado, voltei p/ São Paulo porque era casado.

No dia seguinte fiquei sabendo do sucesso da festa, e quando cheguei na república, não havia mais república a festa a destruiu, que inveja eu não ter ficado em Sorocaba.

Nós sabemos o quanto nós aproveitamos a faculdade, a nossa querida Sorocaba, seja completando a nossa formação como homens, seja aprendendo medicina com os nossos excelentes professores, fazendo amigos e vencendo os desafios da vida. Este conjunto nos fez um vencedor.

Abraços e bjos a todos
_______________

Obrigado a você, querido Tosello, pela mensagem carinhosa e pelos esclarecimentos! Valeu!

Nenhum comentário: