domingo, 26 de dezembro de 2010

I'LL BE HOME FOR CHRISTMAS



O terceiro grupo a que me referi nas duas postagens anteriores é o Take 6, dedicado essencialmente ao canto a capella; formado há 30 anos, o grupo é composto por quatro tenores, um barítono e um baixo (o inacreditável Alvin Shea, que possui um dos registros graves mais impressionantes da música contemporânea) e tem, no seu repertório, canções do universo gospel (temas de inspiração religiosa).

Já tive o privilégio de assistir, alguns anos atrás, um espetáculo do Take 6 ao vivo e posso lhes assegurar que a qualidade do trabalho se assemelha àquela da música produzida em estúdio de gravação; em outras palavras: a sonoridade refinada que apresentam nos espetáculos é equivalente à que apreciamos nos seus discos.

Tal como ocorre com os King's Singers e o Chanticleer, os integrantes do Take 6 têm sólida formação musical: todos são maestros e sofisticados arranjadores.

I'll Be Home for Christmas, aqui interpretada pelo Take 6, foi composta por Buck Ram, Kim Gannon e Walter Kent por volta de 1943 e se tornou uma das canções de Natal mais populares dos Estados Unidos; a primeira gravação desse tema foi feita por Bing Crosby (há incontáveis gravações da canção); a letra alude ao desejo de estar em casa no Natal, algo que, certamente, correspondia aos sonhos de milhares de soldados em atuação nos cenários da II Guerra Mundial.

Para quem se interessar pelo assunto, valerá a pena conhecer três outras versões da canção, cantadas por intérpretes com vozes privilegiadas: a de Bing Crosby (a que me referi acima), a de Frank Sinatra e a de Elvis Presley, todas muito bonitas. Aí vão:




Bom divertimento!

Antonio Ozório Leme de Barros

Nenhum comentário: