sábado, 25 de junho de 2011

TEMPOS DO SHOW MEDICINA - 4

Uma das práticas de tradição mais persistente da Faculdade de Medicina de Sorocaba consiste na preparação do espetáculo anual de variedades que denominamos Show Medicina. Trata-se, como todos sabemos, de um evento que reúne parte expressiva do corpo de alunos da escola, empenhados na produção de esquetes de humor, quadros satíricos e números musicais que vão integrar o programa do espetáculo, cuja apresentação pública se dá num dia apenas (geralmente no final do segundo semestre); muitos de nós guardam, com orgulho, a placa comemorativa da participação em pelo menos quatro edições do show, normalmente entregue aos artistas e técnicos que fazem parte do sexto ano da escola e que se despedem da sua produção.

Como seria de se esperar, também o Show Medicina tem se transformado com a passagem do tempo, de modo a incorporar, hoje, linguagens e tecnologias contemporâneas que fazem dele um espetáculo de múltiplas mídias.

O vídeo que podemos ver abaixo é um exemplo disso; ao que parece, o clip fez parte do 52º Show Medicina, apresentado em 2010:


 

segunda-feira, 20 de junho de 2011

SOBRE O ENCONTRO DE 2011

Dentro de poucos dias, poderemos informar a todos os colegas, familiares e amigos da XX Turma da Faculdade de Medicina de Sorocaba o local e a data (provavelmente no início de outubro de 2011) em que realizaremos o nosso próximo encontro, durante o qual comemoraremos os 36 anos de formatura.

Manteremos a proposta de que as nossas reuniões sejam, doravante, anuais; quem puder (e quiser) vir, que venha: serão muito bem-vindos e haverá sempre muitos companheiros a acolher os participantes, numa celebração permanente da amizade que nos une e unirá ao longo das nossas vidas!

Amizade é a palavra-chave: acima de todas as diferenças, a amizade haverá de prevalecer!

Daremos notícias em breve sobre o encontro, tão logo tenhamos a confirmação do local e da data em que ele se realizará.

Por enquanto, queremos compartilhar com todos essa bela canção composta por Renato Teixeira, denominada Amizade sincera, aqui interpretada por Marcelo Viola e Ricardo:


Até o próximo encontro, amigos!


domingo, 12 de junho de 2011

NOSSOS MESTRES - 15

clique sobre a foto para ampliá-la
extraída de imagem existente na página http://blog.pucsp.br/ex-alunos/author/ex-alunos/page/6/

Nossa querida Professora Diana Tannos, formada em 1956 pela I Turma da Faculdade de Medicina de Sorocaba, conceituada hematologista, já superou os oitenta anos de idade e nos dá belas lições de amor à vida e à atividade acadêmica, a dedicar-se, ainda, ao ensino da Histologia em nossa escola.

Merece todo o nosso carinho e as nossas homenagens pelo seu lindo exemplo de trabalho e de esforço em favor da ciência.


sábado, 4 de junho de 2011

SE NÓS SOUBÉSSEMOS...

clique sobre a foto para ampliá-la
Nossos queridos colegas Walkiria Samuel Avila e Vicente Avila Neto escreveram, no ANUÁRIO 2001 publicado pelo Centro Acadêmico Vital Brazil (não temos conhecimento de outras edições dessa publicação), o texto que segue abaixo, em que discorrem sobre o término do curso e os sentimentos relacionados a esse rito de passagem da vida acadêmica para a atividade profissional.

Trata-se de um depoimento singelo, a cuidar de experiências sensíveis pelas quais passamos, com maior ou menor grau de intensidade, quando deixamos a nossa estimada escola; por essa razão, entendemos ser oportuna a sua reprodução, para que todos possam compartilhar essas lembranças.

Walkiria e Vicente, abraços e beijos para vocês!
________________________
Se nós soubéssemos...

Foi com angústia e melancolia que há 25 anos cumprimos uma das etapas mais importantes de nossas vidas: Graduamos em Medicina. Angústia, porque deixávamos de ser estudantes, e com visível fragilidade e certa temeridade, estávamos prestes a enfrentar os desafios da árdua profissão, e sem o amparo da nossa Faculdade.

Melancolia porque estávamos convictos que esse período, nunca mais voltaria e sem dúvida, traria muita saudade. Assim, deixávamos os amigos, as festas, os papos da madrugada, os campeonatos e os bailes,que tanto encheram as nossas vidas de alegria. De fato, na trajetória de nossa carreira compreendemos que a nossa Faculdade forneceu um bom preparo técnico, suficiente para enfrentar a concorrência de um mundo globalizado, porém, mais do que isso, nos ensinou a conviver, a dividir os bons e maus momentos, a chorar, a cantar juntos e a amar, aprendizado ímpar e difícil de ser encontrado. É por isso que hoje, eu e meu marido, aliviamos a nossa saudades cantando juntos a música que em 1970 marcou a nossa época na Faculdade de Medicina de Sorocaba: Foi um rio que passou em minha vida, e meu coração se deixou levar ...